Receitas com Tomate

 

 

Muita gente imagina que o tomate anda pelas mesas do mundo há muito tempo. Até perto de 1900, os melhores cozinheiros europeus ainda desconfiavam que ele fosse venenoso, como são alguns membros das solenáceas, sua família botânica. Se hoje o tomate é a base de alguns dos principais molhos italianos, é engraçado pensar que ele só chegou lá no século XVI, importado da América espanhola com o nome de pomodoro (fruto de ouro). Mas o nome que acabou "vingando" na maioria dos idiomas europeus foi uma variação do asteca "tomatl".

Dicas: Ao comprar tomates para afazer molho, escolha apenas os bem maduros, mas que não estejam moles.

Os tomates esverdeados não são apropriados para esse fim pois, por terem sabor bastante diferente dos maduros, prejudicam muito o sabor do molho.

Se você prefere tomates maduros para saladas, deixe-os amadurecerem à temperatura ambiente, mas se notar que não vão ficar bem vermelhos, aproveite-os antes que murchem. Pique-os e use como ingredientes do molho à vinagrete, próprio para acompanhamento.

Evite que os tomates estraguem guardando-os em um recipiente com farinha de trigo.

 

 1. Anel de Tomate:

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de salsa e cebolinha picadas;

1 envelope ou 6 folhas de gelatina sem sabor;

1 pedacinho de casca de limão;

800gr de tomate bem maduro;

sal e manjericão a gosto;

1 colher (chá) de açúcar;

1 colher (chá) de curry;

1 talo de salsão;

1 folha de louro;

1 cenoura;

½  cebola.

 

Preparo:

Retire a pele dos tomates e corte-s em pedaços. Pique a cenoura, a cebola, o salsão e coloque tudo numa panela, acrescentando o louro, a salsa e a cebolinha, o tomate, o açúcar, a casca de limão, o curry e o manjericão. Tempere com sal, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando durante 1 hora. Passe essa mistura no liquidificador e leve novamente ao fogo com a gelatina previamente dissolvida em água fria. Misture bem, retire do gogo e deixe esfriar um pouco. Umedeça uma forma com buraco no centro e decore o fundo com rodelas de cenoura ou folhas de salsa. Despeje o molho na forma e leve ao refrigerador por algumas horas. Desinforme na hora de servir.

 

 

 2. Sopa de Tomate á Toscana

 

Ingredientes:

700 g de tomate maduro (sem pele e sem semente);

½  quilo de pão amanhecido;

10 colheres (sopa) de óleo;

sal e pimenta do reino;

5 folhas de sálvia;

3 dentes de alho.

 

Preparo:

Leve ao fogo um panela grande com óleo. Quando esquentar, junte o alho e a sálvia. Deixe corar e acrescente o pão (cortado em fatias e torrado). Adicione os tomates picados, o sal e a pimenta. Deixe ferver durante alguns minutos, retire o alho e despeje então 6 xícaras de água fervente. Cozinhe em fogo lento durante 30 minutos. Retire quando a sopa estiver grossa e o pão completamente dissolvido. Sirva quente.

 

 

 3. Molho de tomate tradicional

 

Ingredientes:

4 dentes de alho amassados (opcional);

6 folhas de manjericão;

¼ de xícara de azeite;

8 tomates grandes;

sal e pimenta.

 

Preparo:

Coloque os tomates numa panela com água fervente e leve ao fogo até que a pele comece a soltar. Tire do fogo e, com o auxílio de uma faca, tire a pele dos tomates. Corte em fatias e reserve. Coloque o azeite numa panela e leve ao fogo. Junte o alho e o manjericão e deixe esfriar por 1 minuto. Acrescente o tomate, o sal e a pimenta e cozinhe em fogo brando até que o molho engrosse. Este molho dá para temperar um pacote de macarrão.

 

 

 4. Conserva de Tomates Secos

 

Ingredientes:

3 quilos de tomates maduros e firmes;

3 colheres (sopa) bem cheias de sal;

3 xícaras (chá) de açúcar.

 

Molho:

2 colheres (chá) de louro em pó;

4 colheres (sopa) de orégano;

 4 dentes de alho espremidos;

1 xícara (chá) de vinagre;

1 xícara (chá) de azeite;

1 xícara (chá) de óleo;

4 xícaras de vinagre.

 

Preparo:

Selecionar e pesar os tomates. Lavar e cortar em quatro partes, no sentido do comprimento e retirar as sementes. Numa tigela média juntar o açúcar, o sal e misturá-lo bem. Passar cada parte dos tomates nessa mistura de açúcar e sal e, em seguida, arrumar os tomates numa grelha ou grade que possa ir ao forno, colocando a pele do tomate par baixo. Colocar a grelha com os tomates levemente inclinada sobre uma assadeira e levar ao forno quente. Assar por cerca de meia hora, na grade mais baixa do forno, deixando a porta do forno entreaberta para agilizar o processo da desidratação dos tomates. Ajeitar novamente, dessa vez colocando a pele par cima e voltar ao forno, por mais meia hora, nas mesmas condições anteriores (grelha inclinada e porta do forno entreaberta). Depois virar os tomates novamente e esperar secar.

Preparar o molho, colocando numa a tigela o óleo, o azeite, o vinagre, o louro, o orégano e o galho. Misturar tudo muito bem. Em vidros próprios para conservas, intercalar camadas de tomate seco com camadas desse molho, até ficarem bem cobertos. Fechar os vidros com tampas metálicas novas e levar ao banho-maria, de maneira que fiquem todos cobertos com água, para completa pasteurização. Deixar a água do banho-maria ferver por 30 minutos. Transferir a panela ou caldeirão com os vidros para debaixo de uma torneira aberta, de modo que a água caia lentamente no recipiente, mas não diretamente sobre os vidros, evitando que se quebrem com choque térmico. Deixar a água da torneira circular dentro da panela para resfriar os vidros. Retirar os vidros da água para secarem mais rapidamente quando a temperatura dos mesmos estiver suportável ao serem colocados em contato direto com o pulso. Depois de secos, rotular os vidros, identificando o produto e colocando as datas de fabricação e de validade. O produto conserva-se por até 6 meses.

 

 

 5. Pasta de tomates secos:


Ingredientes:

250 gramas de tomates secos picados misturados com
5 dentes de alho picados, fritos no azeite;
2 colheres de sopa de gergelim
3 colheres de azeite.


Á parte, misturar:

1 copo de requeijão ;
200 gramas de catupiry;
noz moscada e orégano .

Preparo:

Adicionar a esta mistura o alho com o azeite, o tomate com o gergelim, adicionar sal e pimenta e creme de leite se for necessário para deixar mais cremoso. Não deve ser congelado.

 

 

 6. Tomates fantasia

Ingredientes:

3 colheres (sopa) rasas de manteiga,;

óleo, sal e pimenta do reino;

400 g de queijo gorgonzola;

1 lata pequena de palmito;

4 colheres (sopa) de leite;

12 tomates maduros;

1 maço de salsa;

1 cenoura;

1 cebola.

 

Preparo:

Corte a tampa dos tomates e reserve. Tire as sementes e a polpa. Pique bem o palmito e a cebola. Doure a cebola na manteiga. Depois, acrescente o palmito, a cenoura ralada e a salsa picada. Junte o sal, apimenta e o leite. Deixe cozinhar por 20 minutos. Se necessário, adicione mais leite ou água. O molho deve ficar mais ou menos consistente. Recheie os tomates, colocando por cima o queijo cortado em pedacinhos. Arrume os tomates numa forma refratária e cubra-os com a tampa que ficou reservada. Regue com óleo e asse em forno brando por 15 minutos.

 

 

 7. Patê de Tomate

 

Ingredientes:

molho inglês e pimenta do reino a gosto;
2 colheres (sopa) de salsa picadinha;

3 colheres (sopa) de queijo ralado;

2 colheres (sopa) de manteiga;
1 colher (chá) de mostarda.
2 colheres (sopa) de leite
1/2 quilo de tomate.

 

Preparo:

Lavar os tomates e cortar ao meio. Levar ao fogo, mexendo sem água. Passar pela peneira. Juntar a manteiga, a mostarda e a maisena dissolvida no leite. Levar ao fogo, mexendo até engrossar. Juntar o queijo e deixar esfriar. Conserve na geladeira. Sirva sobre fatias de pão, torradas ou como recheio de sanduíches.