Receitas com Vagem

 

Durante muito tempo acreditou-se que ela fosse nativa do Oriente. Hoje já não há dúvidas: a vagem é nossa. Conhecida na América há milhares de anos, atualmente é cultivada no mundo todo, pois adapta-se facilmente a qualquer tipo de clima. No Brasil, a mais usada na culinária é a espécie Phaseolus vulgaris, nada mais nada menos que uma variedade do feijão ainda verde. Ela entra em vários pratos da nossa culinária, pois além de saborosa tem a vantagem de ser relativamente econômica.

1. Omelete com Vagem

 

Ingredientes:

3colheres de (sopa) de queijo parmesão ralado;

1 colher (sopa) de salsa picadinha;

2 colheres de (sopa) de manteiga;

1 colher de (sopa) de vinagre;

½  kg de vagem;

sal e pimenta;

3 ovos;

óleo.

 

Preparo:

Limpe as vagens e lave-as bem. leve ao fogo uma panela com água e sal. Quando ferver, coloque as vagens inteiras e deixe cozinhar por 5 minutos. Escorra bem e refogue numa panela com a manteiga e 1 colher de (sopa) de óleo. Junte a salsa picada e deixe cozinhar por 10 minutos. Se necessário, junte um pouco de água. Adicione sal, pimenta e o vinagre. Faça as omeletes da seguinte forma: bata os ovos com um pouco de sal e 2 colheres de queijo ralado. Ponha pouquíssimo óleo em uma frigideira e quando estiver quente, despeje um pouco da mistura de ovos, dividindo a mistura de modo a dar 6 omeletes. À medida que forem dourando, retire-as e coloque numa travessa. Recheie cada uma delas com um pouco de vagem, enrole-as e prenda com um palito. Coloque as omeletes recheadas numa forma refrataria untada com um pouco de óleo e polvilhe por cima o queijo ralado restante. Leve ao forno quente durante cerca de 5 minutos.

 

 

2. Suflê de Vagem

 

Ingredientes:

1 lata de creme de leite gelado sem o soro;

4 xícaras de vagem cozida e picadinha;

 1 colher (sopa) de massa de manteiga;

1 colher (sopa) de farinha de trigo;

1 colher de (chá) de sal;
queijo parmesão ralado;

4 claras em neve;

1 cebola ralada;

4 gemas.

 

Preparo:

Doure a farinha de trigo na manteiga quente, junte a cebola ralada, o sal o creme de leite. Deixe cozinhar em fogo lento até engrossar. Acrescente a vagem e as gemas, mexendo bem. Retire do fogo e junte as claras em neve. coloque numa forma refrataria untada, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno moderado por 20 minutos.

 

 

3. Vagens à Castelhana


Ingredientes:
½
 colher (sopa) de salsa picada;

½  kg de tomates maduros;

750 g de vagem;

1 dente de óleo;
óleo;

sal.


Preparo:

Limpe as vagens, lave e cozinhe em água e sal. Escalde os tomate, tire a pele e passe por uma peneira. Leve ao fogo uma frigideira com ½  xícara de óleo e o dente de alho inteiro. Quando o alho dourar, retire-o e despeje o tomate. Cozinhe o molho durante mais ou menos 10 minutos e a seguir acrescente as vagens cozidas e escorridas. Tempere com sal e deixe toma gosto, mexendo de vez em quando. Antes de tirar do fogo, polvilhe coma salsa picada. Sirva bem quente.

 

 

4. Vagens Gratinadas

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de rosca;

3 colheres (sopa) rasas de manteiga;

50 g de cogumelo;

pimenta do reino;

600 g de vagem;

½ copo de leite;

sal.

 

Preparo:

Limpe e cozinhe as vagens em água fervente com sal durante 15 minutos. Retire e escorra. Leve ao fogo brando o leite e junte o sal, a pimenta do reino e as vagens cozidas. Deixe no fogo por alguns minutos e retire. Limpe, lave e pique os cogumelos. Derreta a manteiga, junte as farinha de rosca e misture. Arrume as vagens numa forma refrataria, cubra com os cogumelos, despeje por cima a manteiga com farinha de rosca e leve ao forno quente durante 10 minutos. Retire e sirva imediatamente.

 

 

5. Viradinho de Vagem

 

Ingredientes:

1 colher (sopa de manteiga);

300 g de vagem refogada;

1 cebola bem picadinha;

farinha de milho.

 

Preparo:

Doure a cebola na manteiga, junte as vagens e, pouco a pouco, vá acrescendo farinha de milho. Não deixe ficar muito seco.

 

 

6. Bolinhos de Vagem

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

2 xícaras (chá) de vagem cortada;

1 colher (sopa) de queijo ralado;

1 colher (sopa) de manteiga;

cebola cortadinha;

farinha de rosca.

1 ovo;

sal.

 

Preparo:

Refogue a vagem com a manteiga e o sal. Acrescentar os demais ingredientes e mexer até engrossar. Deixar esfriar. Fazer bolinhos, passando pela farinha de rosca. Fritar e servir quente.

 

 

7. Sopa de Vagem

 

Ingredientes:

200 gramas de vagem cozinha e cortada em pedacinhos;

3 gemas cozidas e passadas na peneira;

1 litro de caldo de carne.

 

Preparo:

Preparar 1 litro de caldo de carne, com temperos e sal. Misturar com a vagem e as gemas. Deixar ferver. Servir quente.