Tutorial  PSP

 

Aplicando Alphas

(Observação: esta aula foi criada para o PSP7)

 

Neste tutorial, trabalharemos mais um pouco com alphas.  Vamos aplicar figuras prontas nas letras; verá que é bem mais fácil e divertido. Para tal,  vamos usar estas bonequinhas Sakira ou outras que você prefira. Com são várias imagens, você poderá fazer  alphas com figuras diferentes - uma para cada letra (acho mais bonito).

 

1- Escolha uma figura e brinque com ela: pode inverter a posição da mesma, usando o Image/Rotate/Mirror ou Flip, com várias aplicações. Dessa forma você ficará com a imagem com diversas posições, para aplicar na letra. Assim:

2- Depois de escolher e modificar várias figurinhas, escolha o tipo de letra para o Alpha: optei pelo Ravie, ou outra de sua preferência. Nesta fonte podem-se usar as maiúsculas e minúsculas. Para preenchimento usei um gradiente bem colorido (que você pode aplicar com várias angulações de cores).

 

Preferi  o tamanho (Size) 48, porque as bonequinhas são pequenas.

 

3- Aplique Effects /3D Effects/Inner Bevel nas configurações abaixo, ou outra de sua preferência. Experimente para ver a que combina melhor com suas letras.

4- Faça as letras uma a uma e nela insira a figurinha em várias posições. Como este alpha é fácil e divertido, fiz para cada letra várias figuras, porque alguns nomes têm letras que se repetem. Exemplificando:

5- Existem duas opções para as assinaturas. Uma é igual ao exemplo da abertura: cada letrinha com uma bonequinha diferente. Outra é as iniciais do nome com figuras e as minúsculas só com preenchimento; este exemplo é bom no caso de nomes bem longos.

6- Para salvar seu Alpha, vá em File/Export/Gif Optimizer . É melhor deixá-lo transparente, porque em alguns nomes, precisamos sobrepor as imagens. Alguns exemplos:

7-  A partir do Alpha completo, você poderá criar Papeis de Carta com iniciais  de seus amigos:

8- A seguir o alpha que preparei com essas figuras. Crie o seu! Você vai gostar de fazê-lo. 

 

Este tutorial foi criado por Lyndha de Araújo, especialmente para o Cantinho das Assinaturas, sendo proibida sua divulgação sem autorização do mesmo.

São Paulo, 4 de agosto de 2003