Tutorial  PSP

 

(Observação: esta aula foi criada para o PSP7)

 

Bichinho piscando

 

A partir da foto do cachorrinho de meu sobrinho Raphael, criei este tutorial. Para fazer a assinatura acima, usei Paciência e Erase  (borrachinha) para limpar o fundo. Se você reparar as patinhas não estão na mesma posição, consertei aplicando um Rotate. Também dei mais brilho à foto!

Como é trabalhoso limpar fotos, estou trazendo outras opções mais simples. Você  poderá usar "cutes" de animais para esta aula, olhe os exemplos a seguir, se desejar estas figuras, pode usá-las:

             

1 - Salve os gifs acima, em uma pasta. Pegue um deles para fechar o olhinho. Com o coelhinho e com o dálmata é mais fácil. No coelhinho use o Dropper para escolher a cor, igual ao pelo; salve essa cor em  Styles, na sua color palette, no foreground e background.

Em seguida use o Air Brush  para apagar a bolinha do olhinho (se necessário use a lupa para aumentar e facilitar); vai ficar assim:

Com o dálmata, use a cor branca e pinte com Air brush, a parte do olho que indica abertura. Deverá ficar assim:

 

 

Já com o gatinho é preciso mais paciência e  capricho. Primeiro usei a cor rosa para fechar o olhinho. Depois apliquei um tom rosa mais escuro e o violeta para dar acabamento (para escolher essas cores usei o Dropper clicando na carinha do gato). Deverá ficar assim:

 

Aproveitando o exemplo do gatinho, veja que já temos os dois movimentos: olho aberto e olho fechado (do mesmo desenho).

 

2- Abra uma New image, marcando as seguintes configurações:

 

 

Agora escolha uma letra bonita – em maiúscula - que você irá aplicar.  Usei a Rockwell Condensed. Para começar, coloquei em Stroke a cor preta, em Fill deixei sem cor, observe:

 

 

Como não existe preenchimento, as letras irão ficar vazadas.

3- Adicione uma nova Layer (2)– clicando na folhinha dupla .

 

 

Nela cole um dos gatinhos, bem no meio sobre as letras.

4- Corte o excesso: usando Selection   e dando um Crop .  Usando Shift D, duplique a imagem. Minimize uma delas. 

5- Uso o seguinte truque para colocar a segunda figura, na mesma posição da anterior. Em uma das cópias adiciono mais uma Layer (3). Nela colo (Edit/Paste/as New Selection) o segundo gatinho, bem em cima do anterior. Como agora tenho 3 layers, apago a número 2, onde coloquei o primeiro gatinho. Daí terei o seguinte:

 

 

Agora é só colorir as letras. Para dar movimento vamos colorir uma letra de cada cor, da seguinte forma.

6- Ative a  Layer em que está o nome (1). Abra a caixa de Text. Escolha uma cor que combine com a figura e edite a primeira letra, no meu caso a Letra L, coloque-a sobre a letra igual. Aplique um Inner Bevel nas configurações:

 

 

Escolha outra cor para a segunda letra... até terminar todas do seu nome.A cada uma que colocar aplique o Inner Bevel enquanto estiver selecionada.

 

 

7- Salve suas imagens em psp. Não esqueça de antes de salvar suas frames clicar em Layers /Merge/Visible.

 

    8- Agora vamos usar o Animation Shop. Vá em File/Animation Wizard. Use as seguintes definições:

 

 Janela 1- Marque ”Same size as the first frame” – Avançar.

Janela 2 - Marque somente "Transparent" - Avançar...

Janela 3 - Marque "Upper left corner of the frame" e "With the canvas color checked" – Avançar…

Janela 4 - Marque somente "Yes, repeat the animation indefinitely" coloque 40 na numeração abaixo (ou outro número se preferir, maior ou menor velocidade). Avançar...

Janela 5 - Clique em Add Image e abra os arquivos que você salvou nesta lição. Coloque as imagens, ainda nesta janela. Avançar...

Janela 6 - Concluir.

Salve seu gif animado. Pronto, seu animalzinho já está piscando.

 

Tutorial criado e ilustrado por Lyndha de Araújo para o Cantinho das Assinaturas. Proibida sua divulgação para qualquer fim, sem o expresso consentimento da autora. São Paulo, 2003.