Tutorial  PSP

 

 

Criando Alphas

(Observação: Esta aula foi criada para uso no PSP7)

 

 

 

Nossa mestra Helena, me incumbiu de fazer um tutorial completo, para a criação de um Alpha. Vou colocar a seguir os passos que segui para fazê-lo.

1) Escolhi figuras parecidas e variadas, onde poderia adaptar tubes, pés, desenhos; dei preferência a umas carinhas em cones, felizes, risonhas, preocupadas, chorando... e acima de tudo bem coloridas. Veja abaixo:

» Nesta mesma figura podemos colocar enfeites: flores, fitas, cabelos, óculos, chapéu, etc..

 

ou aproveitar as figuras e colocar pezinhos (através dos quais elas irão se agarrar nas letras). Exemplo: com um único pezinho verde , se você usar (no PPS) Image/Flip/ Mirror/ ou Rotate usando vários ângulos e conseguirá os estes cinco e muitos mais.

 

Faça é divertido! Daí é só aplicar nas figuras.

 

Para ficar engraçadinho, use e abuse do  Image/Flip/Mirror/ ou Rotate, quando inserir as figuras nas letras.

 

2) Depois de escolher e modificar várias figurinhas, escolha o tipo de letra para o Alpha: optei pelo Goudy Stout, que você pode substituir por uma que seja legal.

 

3) Como essa letra permite um bom preenchimento, peguei um pedaço de uma das figuras (A) e dei um Edit/Copy. Abri uma New Imagem (B) com as dimensões 100 width e 100 height, transparente. Nela coloquei o pedaço copiado. Nessa seleção apliquei o (C) Deformation, esticando a imagem até cobrir toda a nova imagem, até deixar um mínimo de espaço em branco. Em seguida apliquei vários efeitos: Effects/Brush Strokes(D) /Gaussian Blur (E)/Mosaic Antique (F), ou outros mais que você prefira, á medida que vai formando a pattern, veja se deseja mais efeitos (abuse da sua criatividade) até ficar do seu gosto.

                (A)   (B)                     (C)                    (D)                   (E)                 (F)

Você poderá escolher o melhor pedaço colorido com o Selection;  e em seguida aplicar Image/Crop to selection. O meu ficou assim:

 usei-o como pattern.

Na paleta de cores, usei a cor preta no Foreground e no Background coloquei a Pattern que confeccionei.

4) Agora é preciso trabalhar as letras. O alfabeto Goudy Stout, que escolhi, só possui as letras maiúsculas. O tamanho da letra Size, vai depender da figura que você vai usar. Floating e Antialias marcados, confira abaixo:

 

 

5) Aplique Effects/3D Effects/Inner Bevel nas configurações abaixo, ou outra de sua preferência. Experimente para ver a que combina melhor com suas letras.

6) Faça as letras uma a uma e nela insira a figurinha. Coloquei umas deitadas, outras de ponta-cabeça, de lado – sempre presas pelos pés (usei aqui muito o Rotate).

 

  Para os números e pontuações, no caso específico da fonte que escolhi, achei melhor não colocar as figuras, só a pattern.

7) Para salvar seu Alpha, vá em File/Export/Gif Optimizer . É melhor deixá-lo transparente, porque em alguns nomes, precisamos sobrepor as imagens. Alguns exemplos:

 

 

8) A partir do Alpha completo, você poderá criar Papel de Carta, assinaturas....

 

Como viu é um trabalho que exige um pouquinho de paciência e muita criatividade. Mas é bem gratificante fazê-lo!

 

 

 

Este tutorial foi criado por Lyndha de Araújo, especialmente para o Cantinho das Assinaturas, sendo proibida sua divulgação sem autorização do mesmo.